Diário do meu urso de peluche


Por vezes nao sei onde estou, longe dos meus castelos e princesas, longe do meu cavalinho de baloico, longe do meu cantinho de brincadeiras, onde eu podia ser tudo, afinal bastava eu e quem quisesse entrar nas minhas brincadeiras.

O tempo corre e em cada tic tac do relogio de pendulo de casa da minha Avó, chegam memórias do que ali passou, sonhos que a infância deixou para tràs, com sorrisos de rebuçado e gargalhadas de luz.

Por vezes sinto-me descalça, com uma imensa vontade de voltar a ser a menina que fui, enrolar as minhas madeixas loiras com os dedos, agarrada ao meu fiel ursinho de peluche.

Sei que sou a mesma, sei que esta parte ainda vive em mim, mas as marcas do tempo, da vivência, das perdas e vitórias, vão gastando o brilho imenso de outros dias.
Nunca me contentei com o que não me faz feliz. Sempre fui uma menina crescida que sabia estar, falar e encantar. Aprendi piano e francês e muito mais.
Até ao tal dia em que cresci, não me lembro bem quando.
Sei que um dia acordei nesta vida de adulto, algo que ainda não aprendi bem a ser e que esqueço por vezes, entre dias de trabalho e noites que adormeço encantada por estrelas e cometas, entre luas de cetim.

Agora sou Mulher...talvez não a mulher que sonhei ou sonharam por mim, talvez não tenha encontrado o principe como na história da Bela Adormecida, que a minha Mae me contava antes de dormir.

Mas aqui estou!
Comigo, com um sorriso nos lábios, agora com sabor a baton de fruta, e com as mesmas gargalhadas...o rosto de menina agora está diferente, dizem que me pareço muito com a minha Mãe, talvez...?!
Continuo a enrolar o cabelo e cantarolar por ai...Não espero encontrar um principe, mas aprendi gostar de sapos feios e verdes.
Já ninguém me conta histórias para adormecer, mas há quem me encante com doces palavras de amor e paixão...essas que só se começam a apreciar verdadeiramente em adullto.

Segredo ou não, ainda durmo com o meu urso de peluche.
Aquele que me viu crescer, tropeçar e cair, fez parte das minhas brincadeiras, aquele que estava lá ao adormecer e acordar...
O meu urso de peluche que, agora com quase 30, me vê crescer não por fora, mas por dentro, que acalma o meu adormecer depois de um longo dia, e me leva de volta aos Sonhos de sempre...
Sonhos que farei crescer cada dia da minha história!

Comentários

Anónimo disse…
Olá, Papoila!
Obrigada por teres aparecido no meu cantinho!
Gostei de conhecer o teu espaço!

Quantas recordações não temos nós da nossa caminhada?
Quantas coisas bonitas não vivemos nós?
È certo que surgiram alguns percalços no percurso, mas quem não os tem?
Noto um grande interior em ti, e isto é o mais belo tesouro que podemos encontrar nesta passagem efémera que é a vida!

Um grande beijinho e bom fim de semana!
Anónimo disse…
Olá Maria Papoila!
O segredo... ou talvez não... é continuarmos a caminhada com alma de criança! Sempre! Para que os sonhos nos defendam e nos dêem forças para não deixarmos nunca de ver a beleza da Lua, a imensidão do Mar e de receber a energia do Sol.
Está simplesmente lindo este texto. Fez-me lembrar um livro que li já há alguns anos e que me marcou imenso: "The catcher in the rye". Se puderes lê!
Beijos e até amanhã
Anónimo disse…
Gosto muito dos teus castelos e princesas, sabes? E sei que os tens à distância dos teus dedos, que eles nunca fugiram para horizontes sem cor, sem a música com que nos tocas ...

Nunca gastes o brilho de outros dias com desânimos, esse brilho está em todos os príncipes que são todos os segundos e todos os segredos de cada palavra tua :)

Um beijo
GNM disse…
Hoje não resisto a comentar-te.
É muito interessante a tua escrita.
Leio-te regularmente e identifico-me
com grande parte do que escreves.

Fica bem...
Vanda disse…
a empatia que senti desde o primeiro dia que te visitei cresce...onde andará a minha boneca? não sei, mas a menina que a embalou, continua cá, intacta e é sem duvida ela, que te deixa um beijo!

obrigada por todas as palavras que me deixas, obrigada por seres assim, com essa visão e com um urso de peluche, a embalar-te os sonhos e a ver-te CRESCER!

:)
Silêncios disse…
Hoje eu venho , acima de tudo, deixar-te um abraço apertado de agradecimento...
José ManueL disse…
Sou e serei para sempre criança...
Vanda disse…
Um beijo de peluche, Papoila de mar!

Van
Silêncios disse…
Mantém o teu sorriso, as tuas gargalhadas...e o teu urso de peluche...!
Fica um carinho
susana disse…
Tenho sempre problemas para adormecer, talvez porque veja o sono como um ladrão de horas que se perde de vida!!
E nunca tive um urso...tenho a minha cadelinha, que me prende o edredon e me inpede de me virar ás vezes!!
susana disse…
"A tragédia da velhice, não consiste no facto de sermos velhos, mas sim no facto de ainda nos sentirmos jovens"!! Oscar wilde
Entendo-te muito bem teresa
beijos
por uma lágrima disse…
Continua a crescer, preservando essa criança que há em ti... não a soltes nunca para que todos os teus sonhos ganhem forma. Continua a fazer as tuas confidencias ao teu "ursinho", porque este...jamais te trairá.
Beijinho
Unknown disse…
por vezes é dificil percebermos que estamos a crescer... temos dificuldade em lidar com isso...
nem o espelhos nos fala desse crescimento só mesmo as fotografias.
Unknown disse…
ahhh
Dia 7 de Junho O Autor, Carlos Barros a Corpos Editora e o Clube dos Jornalistas tem o grato prazer de convidar V.Exa. , familia e amigos para o lançamento do Livro - VAZIO DE CORES, no jardim do Clube dos Jornalistas no dia 07 de junho, Quarta feira, a partir das 18 horas.
na Rua das Trinas, 127, -na LAPA- Lisboa

-Vazio de Cores- será apresentado por:

- PAULINO COELHO - Programa da manhã da Radio Renascensa.

- Ex Ricardo dePinho Teixeira


Será servido um "Copo".
Vanda disse…
som um beijo Papoila!!!

mas grande :)
Unknown disse…
Dia 7 de Junho O Autor, Carlos Barros, a Corpos Editora e o Clube dos Jornalistas tem o grato prazer de convidar V.Exa. , família e amigos para o lançamento do Livro - VAZIO DE CORES, no jardim do Clube dos Jornalistas no dia 07 de Junho,
Quarta feira, a partir das 18 horas.
na Rua das Trinas, 127, -na LAPA- Lisboa

-Vazio de Cores- será apresentado por:

- PAULINO COELHO - Programa da manhã da Radio Renascensa.

- Ex Ricardo dePinho Teixeira


Será servido um "Copo".




Vazio de Cores


" Nem sempre o que parece é, nem sempre o que é parece. São os impasses da vida, ou nem por isso que nos fazem pensar em "coisas".


O ponto de partida destes contos foram quase sempre o nada, nada mesmo.


Cada conto saiu da imaginação que me faz viver e sonhar, mas partiu sempre da primeira frase, todos eles nasceram sem destino, mas com uma vontade muito própria, ganharam vida e vontades, grande parte das vezes de um enorme vazio de ideias, mas lá se arranjava um "espacinho" para conspirar e deambular, por mais uma "estória".


As minhas duvidas sobre a minha capacidade de inventar e construir, mantém-se intactas, adoro duvidar de mim, adoro ter dúvidas, adoro descobrir que ás vezes nem eu acredito em mim, isso faz de mim um perfeito idiota, ai fica mais uma duvida qual o idiota que eu sou!


Por isso são os nadas que foram passando pela minha cabeça que estão aqui retractados, bem ou mal, cabe a quem os lê avaliar, mas atenção…"

Mensagens populares deste blogue

Sem fim...#vidal