Dócil

*foto olhares .pt
Alguém falava da palavra docilidade como modo de estar na Vida. A pessoa que a referiu falava disso como a coisa com que mais se identificava.
Ter a docilidade como modo principal de estar na Vida desperta em nós a sensação de simplicidade, aceitação e acolhimento. Os doces são a alegria de uma refeição, dão a nota de festa, surpreendem, causam elogios e bem-estar. Uma pessoa dócil tem esta mesma alegria como ponto de referência. E não quer dizer que seja ingénua, ou afastada da realidade, ou alguém que esteja continuamente a ser ultrapassada. Tem uma força especial... e fascinante.
O contrário do doce é o amargo. Uma pessoa amarga está continuamente desiludida, critica tudo e todos, ou fecha-se, nada lhe parece bem. E alguém que critica continuamente não ajuda a construir, parece que é o único que tem todas as soluções e, no fundo, é um incompreendido. Acredito que isso deve ser uma enorme fonte de tensão. Mais tarde ou mais cedo, acaba por não ser levado a sério. Já se sabe o discurso que virá...
Uma pessoa dócil, pelo contrário, dá mais importância ao que a vida oferece, para a fazer própria e bonita, não destrói presentes logo à partida.
E para isso é preciso: coragem, coração e olhar grandes, e claro muita alegria!

Comentários

Danilo disse…
"Acredito que isso deve ser uma enorme fonte de tensão". Nossa, fiquei pensando: meu coração foi feito para ser doce, e só na doçura ele ficará tranqüilo. Obrigado por tão lindas palavras!

Mensagens populares deste blogue

ver o Mar...

Liberdade de Ser...

Espera...por mim