Cores


Por muito que façamos coisas novas e isso também depende das alturas do ano, vejo que a grande maioria dos nossos dias, se passam em horas de rotina.
Passamos pelos mesmos lugares, estamos com as mesmas pessoas, ocupamo-nos nas mesmas coisas. Por vezes até acreditamos que não precisamos de muito mais, ou mesmo que pode dar trabalho caminhar um pouco pelo desconhecido, ou descobrir cores que nem sabiamos que poderiam existir. Será falta de tempo, de espaço ou de vontade?
Somos colegas, amigos, familiares, todos com um determinado estilo de Vida, ao qual nos vamos habituando.
Se por um lado, isto é bom, porque deixamos que o tempo passe, e aprendemos a aceitar aquilo que é o mais habitual em nós, por outro, há um enorme risco de ficarmos presos, ao que conhecemos e sabemos de cor, ao que acontece habitualmente, ao que o nosso olhar permite, sem espaço para um pouco mais. Passamos a ser a razão para o limite, a que nos impomos.
E dou-me conta de que nada é tão triste como uma monótona rotina.
Como saber de cor, cada movimento. Como sentir que amanhã, será simplemente mais um dia. Como viver dentro duma redoma de vidro e ignorar que existe o Sol, que existem estrelas, que lua tem várias formas, e que por mais que estejamos parados, à nossa volta tudo se move.
A rotina anula o sonho, a monotonia adormece os sentidos.
Já repararam que estamos na Primavera? E que os pássaros cantam como nunca, que as flores estão mais plenas e coloridas, que o cheiro da terra se sente, que até os dias cresceram...
Por vezes, deixamos que a luz do nosso olhar, dos nossos horizontes se apague, se limite e deixe esbater a côr do que acontece à nossa volta. Como se fossem as nossas fotografias preferidas, que de tanto guardadas, estão gastas e só nos damos conta quando perdem todo o brilho.
Por vezes é preciso parar. E uma paragem ao início e ao fim de cada dia, pode ajudar a renovar e a espalhar nova energia em tudo que nos acontece.
Podemos ser os pintores alegres e criativos dos nossos dias. Podemos fazer de cada nascer do sol um motivo para sorrir. Podemos fazer de cada sorriso um quadro que queremos que seja visto por todos aqueles que mais gostamos. Podemos pintar em cada quadro mil cores. Podemos tornar cada dia, um pouco mais intenso de partilha e entrega. Podemos tornar as coisas mais simples, nas mais importantes e gratificantes da nossa Vida.

E que bom seria, se nunca nos cansássemos de ser assim, plenos de prazer em criar qualquer coisa, pelo prazer de viver!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sem fim...#vidal